sábado, 30 de janeiro de 2010

Carlos Gomes - O Guarani

Carlos Gomes - O Guarani                                      














4Shared



   Eis a tentativa de preencher mais uma grande lacuna aqui no modesto acervo do pianoclassico: Carlos Gomes, o mais europeu dos compositores brasileiros. É verdade, e não se pode culpá-lo nem um pouquinho, como boa parte da mesquinha crítica desespecializada nacional já o fez. E já vem esse ódio mortal que sente esse lobão, da crítica especializada, como todos já sabem.
   Sequer havia mero esboço de nacionalismo nesta época,  fazer o quê?  Não estava predestinado, esse período de tempo, à gestação da Música Erudita genuinamente Brasileira. O que só ocorreu com Villa-Lobos. Este sim veio predestinado a definir o termo Nacionalismo na Música Brasileira,
   Mas, Carlos Gomes fez o que pode, e o fez com aprumo, talento, sapiência, dedicação, esmero .. Utilzando-se de todos os artifícios geniais que enfim, um mero mortal pode ousar valer-se.
   O resto veio como honra ao mérito, seu "sucesso na Europa", seu  "reconhecimento no Brasil", quem não conhece as duas primeiras frases melódicas da abertura do primeiro ato d'O Guarani? Mas,  você aí, leitor amigo, consegue assobiar a próxima frase? O próximo compasso? É isso mesmo, nós brasileiros, muitas vezes, assumimos uma postura ingrata com nossos irmãos ilustres.
   Vamos ouvir O Guarani inteirinho? Do primeiro ao último ato?




***








                                                                  Rare Collection                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário