O presente post é em atenção a solicitação de leitor consignado na caixinha de recados, a C-box da barra lateral. Aliás, pedido enviado em muito boa hora, pois atentamos para (mais uma) lacuna aqui no piano classico.
Como sempre, tentamos imediatamente e com muita humildade corrigir a falha. E que falha, afinal Moritz Moszkowski, este grande pianista, foi compositor laureadíssimo e, quando no mínimo, comparável a Chopin e Schumann, (só para liga-lo a outros ilustres).
Moszkowski teve sua primeira pública apresentação aos dezenove anos de idade, um sucesso que se repetiria ao longo de sua vida. O grande pianista iniciou seus estudos em Wrocław (Breslau), concluíndo-os em Dresden, na Saxónia, aliás, terra dos afamados pianos Apollo Dresden, dos quais um deles foi trazido por minha avó Leonie, ao Brasil, e foi seu favorito. Não por menos, quando sabemos que modernamente na cotação internacional, está ao lado de pianos como Yamaha, Welmar, Weinbach (rebadgedPetrov), UebelandLeichleiter, Scheidmayer, Reigerkloss, MaxDreyer, Hopkynson, só para citar os mais populares.
Pois bem, o grande Moszkowski compôs Óperas, Suítes orquestrais e peças para piano e, apesar de tudo isso, é figurinha dificílima mesmo na Internet. Tentaremos, portanto, com humildade e parcimônia, levando-se em conta nossas grandes limitações, suprir um pouco a necessidade de divulgação deste talentoso compositor alemão. Em breve postaremos aqui algumas partituras além de outros arquivos em mp3, aguardem!
Forte abraço.
Querido amigo, luz e paz!
ResponderExcluirA melhore músicas são as que nos inventam.
Abraços.