Este é, digamos, para uma prática mais avançada, porém, como tudo que exige a percepção do Tao está entrelaçado ao todo (por Ele mesmo), qualquer atividade corporal deve sempre acompanhar-se da prática meditativa, em qualquer ocasião, segundo mesmo os preceitos dos quatro fundamentos da atenção, tão valorizados pelos Mestres patriarcas Chan (Zen). E, como é o Budismo que está essencialmente ligado a todas as Artes Marciais chinesas, esta prática deve, de modo geral, anteceder-se à ação, seguí-la durante sua consecução e ultrapassá-la, após sua extinção. Saindo-se do plano da ação, a prática meditativa persevera e o estado vibracional peculiar ao guerreiro neste momento, perdura por horas, até dias...
Quando finalmente sai deste "transe", pode o guerreiro adotar uma postura meditativa superior, tal qual a estabelecida pelo Lama Zopa: "Toda prática de meditação do dharma tem sido ensinada com um único motivo: conduzir os seres à visão correta da realidade — a de que todas as coisas são desprovidas de auto-existência independente. Se adquirirmos uma compreensão irrepreensível da verdadeira forma em que tudo existe, poderemos conquistar a liberdade pessoal da roda samsárica do sofrimento. A ignorância é o elo fundamental na cadeia do infortúnio, que nos arrasta involuntariamente para a repetição de nascimento, morte e renascimento em samsara. Com sabedoria, eliminamos a ignorância e, assim, libertamo-nos por completo das cadeias de nosso carma. Além do mais, caso obtenhamos essa sabedoria enquanto em posse do motivo iluminado de bodhicitta, alcançaremos não só a libertação pessoal mas também a onisciência do pleno despertar. Então, seremos inteiramente capazes de guiar maternalmente todos os seres à desejada cessação do sofrimento também."
Quando finalmente sai deste "transe", pode o guerreiro adotar uma postura meditativa superior, tal qual a estabelecida pelo Lama Zopa: "Toda prática de meditação do dharma tem sido ensinada com um único motivo: conduzir os seres à visão correta da realidade — a de que todas as coisas são desprovidas de auto-existência independente. Se adquirirmos uma compreensão irrepreensível da verdadeira forma em que tudo existe, poderemos conquistar a liberdade pessoal da roda samsárica do sofrimento. A ignorância é o elo fundamental na cadeia do infortúnio, que nos arrasta involuntariamente para a repetição de nascimento, morte e renascimento em samsara. Com sabedoria, eliminamos a ignorância e, assim, libertamo-nos por completo das cadeias de nosso carma. Além do mais, caso obtenhamos essa sabedoria enquanto em posse do motivo iluminado de bodhicitta, alcançaremos não só a libertação pessoal mas também a onisciência do pleno despertar. Então, seremos inteiramente capazes de guiar maternalmente todos os seres à desejada cessação do sofrimento também."
Claro que estamos citando um exemplo clássico que dever ser adaptado à realidade. E, este pequeno intróito é apenas para lembrar que a verdadeira essência do Gong Fu não é , por contraditório que pareça, a ação física, nem a perfeita manipulação das armas de combate, é, antes de tudo, o controle da mente, para os guerreiros, e o controle da mente e do espírito, para os Mestres Guerreiros, pois só assim conseguem controlar esta técnica com total tranqüilidade diante do caos aparente.
Quando no primeiro parágrafo referí-me ao Budismo, em detrimento ao Taoísmo, é porque, como se sabe, as práticas Budistas são tão mais difundidas em todo o mundo que o Taoísmo ou Confucionísmo. Daí a prática Gong Fu, que pode ser considerada Taoísta em essência, está e pode permanecer visceralmente ligada ao Budismo, sem nada ter a perder nenhuma das duas partes. Mas, como reza atradição chinesa que "a pessoa que proclamar a existência de um novo estilo de Gong Fu terá que passar por uma prova de fogo, que consiste em enfrentar todos os lutadores que baterão à sua porta", vou logo esclarecendo que não estou proclamando novidade alguma,e, portanto, nenhum lutador ou guerreiro venha bater à minha porta com sua lança, bastão ou espada marcial!
"Aquele que pode ver a causa e o resultado
De toda existência dentro do samsara e a libertação
Como não traiçoeira, e cuja visão falsa é dissolvida,
Entrou no caminho que agrada aos Buddhas."
Je Tsong-khapa
De toda existência dentro do samsara e a libertação
Como não traiçoeira, e cuja visão falsa é dissolvida,
Entrou no caminho que agrada aos Buddhas."
Je Tsong-khapa
Faixas do CD
1. Gong Fu
2. Mind, Spirit and Soul
3. Circle of Tai-chi
4. World of Swordsmen
5. Temple of Martial Arts
6. A Sword's Chi
7. Hero
8. Swordsman's Heart
9. Man and Heaven are One
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