segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Selos de discos de cera de 78 rpm

                 Selos de discos de cera de 78 rpm                   















   O excelente Site www.tedstaunton.com tem um acervo de centenas de selos de discos de cera, desde o ano de 1900 até 1960, quando os velhos discos 78 rpm tiveram suas carreiras encerradas. Esses selos, são hoje em dia, reconhecidos como verdadeiras obras de arte, pessoalmente, sempre tive grande  fascinação por essas imagens e, é pena que poucos, muito poucos detentores de tal tesouro, se dignam reparti-los conosco. É verdade, eu mesmo conheço alguns que, possuindo  milhares delas, nem compartilham nem permitem a divulgação por terceiros. Que coisa esdrúxula heim?  "Arte não tem valor nenhum se não for graciosamente compartilhada com todos os irmãos planetários" (vide Sobre Nós). Bem, deixemos isso para lá...
   Como ia dizendo, o tedstaunton.com  disponibiliza essas jóias raras de forma graciosa, o que é extremamente louvável e, nós aqui do piano clássico, fizemos uma pequena montagem em vídeo com parte desse material e, a fim de tornar mais interessante a exposição dos Selos, pusemos como backgound o lindo tango brasileiro Fon Fon, de Ernesto Nazareth, interpretado pelo excelente pianista Marcelo Bratke que ajudou enormemente a imprimir uma atmosfera de início de século ao clip.
  O acervo do tedstaunton é enorme, abrangendo todos os sessenta anos de império dos 78 rpm. Este clip, portanto, refere-se apenas a alguns, dentre os anos de 1900 a 1909. Pretendemos fazer outros clips com os anos subsequentes, até 1960, se tivermos tempo suficiente para tanto. Por ora, aí está a primeira série, selos magníficos dos primeiros dez anos das gravações em cera, vale a pena admirá-los enquanto se faz uma verdadeira viagem no tempo.
  Quer conhecer a coleção completa? Clique no lindo selo da Anker-Record, acima da postagem.


   Clique no vídeo e boa viagem

                              

                             
 












                                                                                                                                                             

Um comentário: